No próximo dia 29 de junho, dia de S. Pedro e feriado municipal, realiza-se na igreja de S. Francisco um extraordinário concerto de órgão.
Tocarão em simultâneo os 3 instrumentos históricos construídos no século XVIII pelo organeiro Oldovino: o da Capela-Mor, o da Tribuna Real e o mais pequeno, que se encontra no transepto direito da nave e tem a particularidade de ter sido o órgao pessoal de Pascoal Caetano Oldovino, deixado em testamento à igreja de S. Francisco.
Estes órgãos beneficiaram, durante um ano, de uma profunda operação de restauro dirigida por Michel Formentelli. Veja o progresso dos trabalhos de reabilitação na recente reportagem da RTP, que amavelmente nos acompanhou a Verona, Itália.
“No readquirir da majestosa presença do órgão nas tribunas laterais da capela-mor de S. Francisco, o espaço, como outrora, voltou a dar a conhecer o coro alto, bem como a herança de Oldovino que legou o terceiro órgão, o que reuniu as condições necessárias para a materialização da música a vários órgãos e policoral, conforme prática até ao final do séc. XVIII em Évora.
Por falta de fontes musicais em S. Francisco, procedeu-se à transcrição de algumas obras provenientes do arquivo da Sé, reunindo-se os três coros, os três ensembles instrumentais e os três órgãos.
Em jeito de restauração, serão apresentadas essas obras. Numa interpretação contextualizada, mostraremos o melhor que existia na Europa em policoralidade, com um apontamento de uma obra de Heinch Schütz, acompanhado de João Lourenço Rebelo, José António dos Reis e André Rodrigues Lopo.
Escutaremos com prazer prolongado órgãos a solo, órgãos em diálogo e, por fim, três órgãos em simultâneo.
A atualidade musical será sentida com a música de Eurico Carrapatoso, com duas obras escritas propositadamente para o concerto.”
Rafael Reis Organista titular da igreja de S. Francisco
Este concerto é o ponto de partida para o Ciclo de Concertos de Órgão da Igreja de S. Francisco – Música nas Igrejas que decorre entre os meses de julho e novembro de 2019, com concertos em Évora, Alvito, Arronches, Almodôvar, Sousel e Elvas.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Paróquia de S. Pedro de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com a colaboração das Dioceses e Municípios envolvidos.
Programa do Concerto e do Ciclo em breve.